Fernanda Trombino, proprietária e curadora da loja, já via o apreço que seu pai, Fábio, tinha ao sair por expedições pelo Brasil, garimpando peças de artesãos e artistas desde os anos 60, o que lhe rendeu o carinhoso apelido de Caixeiro Viajante.
Nos anos 90, surgiu o Armazém Zeca Gomes, que posteriormente tornou-se a Xapuri Brasil como é hoje. A loja está localizada junto ao internacionalmente renomado Restaurante Xapuri, também da família, em Belo Horizonte.
Mesmo há tantos anos funcionando enquanto loja física, foi apenas em Abril de 2020 que a Xapuri Brasil abriu as portas no virtual.
Para nós é muito importante que haja um comércio justo, que a produção seja valorizada. Para isso, fazemos compras com associações de artesãos e expedições (fora do período de pandemia). Junto a uma associação de lojistas, fizemos também algumas compras coletivas pensando nesse impacto positivo nas comunidades, principalmente neste período de pandemia que estamos passando.
Sempre pensando nos pequenos atos que colaboram com o todo e gerando, mesmo que pequenos, impactos positivos na vida das pessoas. Você pode conhecer mais sobre as ações solidárias que fizemos em nosso blog (clique aqui).
Desta mesma forma, estamos sempre buscando formas de deixar nossa embalagem mais sustentável, reduzindo o uso de plástico e compensando através de selos e certificados a emissão de 100% de nossas embalagens e de nossas emissões de carbono. Você pode conhecer mais sobre nossos selos e certificados clicando aqui.
Falamos muito de afeto por aqui e é isso que buscamos na nossa curadoria e relações. O afeto que é traduzido na confecção das peças, o afeto que é sentido através delas e o afeto de poder usar e conviver com peças que possuem essa atmosfera em casa é incrível.
Fotos da vitrine e do interior de nossa loja física em Belo Horizonte.
Rua Mandacaru, 260 - Loja 1 - Trevo, Pampulha. Belo Horizonte/MG