Queremos através de nossos produtos trazer a riqueza da natureza, a cultura e as histórias do nosso Brasil.

 
O maior valor está nas pessoas, artistas que produzem as obras que difundimos por todo o Brasil.

A curadora e proprietária Fernanda Trombino atuava no mercado da arte popular e do artesanato desde o início dos anos 90. Inicialmente com o Armazém Zeca Gomes, que posteriormente transformou-se na Xapuri Brasil. Sempre em busca das novidades e do melhor de cada região do Brasil, até hoje “vibra e se emociona” ao ver a capacidade e habilidade de cada artista na confecção de suas peças.

Fernanda está a frente das escolhas de cada produto da Xapuri Brasil e faz isso com um olhar sensível e apurado bom gosto, que está no seio da família. Seu pai já promovia estas buscas pelo Brasil afora, o que lhe conferiu pelos amigos o carinhoso título de Caixeiro Viajante. Hoje, Fernanda, além de gerir a Xapuri, oferece consultoria à outras lojas, arquitetos e empresas.
 

Arte não expressa a vida;
arte é vida.
Arte não é a obra,
é a ação que deixa como resíduo a obra.
Moacir Amaral

 
A arte de criar está no resultado da obra. É a mola propulsora dessas pessoas que contribuem, e muito, para a riqueza e o progresso nas suas regiões.

Estamos localizados em Belo Horizonte, na entrada do internacionalmente famoso Restaurante Xapuri, que recebe aproximadamente 8.800 pessoas por mês. Nossa loja é frequentada por artistas, decoradores, arquitetos, pessoas de diferentes países e de todo Brasil.

Atravessamos fronteiras divulgando o artesanato brasileiro através de showroom de produtos no espaço VIP do Aeroporto Internacional de Confins – MG e em prateleiras de hotéis nacionais e internacionais.

Curadora

Fernanda Trombino Figueiredo de Assis
Curadora

Fundadora e curadora da Xapuri Brasil, Fernanda possui mais de 30 anos de experiência em curadoria em artesanato brasileiro